Coordenação do transporte e logística

A logística integrada é um método importante para garantir transportes flexíveis. Tudo está conectado – os recursos incluindo produtos, informações, operadores e departamentos com o objetivo claro de entregar os pedidos aos clientes o mais rápido possível.

Vamos dar uma olhada nos objetivos da logística integrada. Também analisaremos seus benefícios que oferece às empresas e as ferramentas para ajudar a integrar o fluxo de informações.

Coordenação do transporte e logística

Coordenação do transporte e logística

O que é logística integrada?

A logística integrada é definida como uma organização da transportadora e um modelo comercial que assegura que os departamentos e processos, bem como os recursos e fluxos, sejam coordenados para que todos trabalhem exatamente com o mesmo propósito.

É uma atividade interdepartamental É um processo interdepartamental, ou seja, é um processo que envolve todos os departamentos de uma empresa. Se estiverem trabalhando em conjunto, as operações se tornam mais suaves e os pedidos, por sua vez, são despachados mais rapidamente.

A idéia de logística integrada foi desenvolvida devido ao desenvolvimento dos mercados. As mudanças na demanda e o aumento da concorrência fizeram com que as empresas buscassem métodos que melhorassem seus processos, acelerando o processo e reduzindo as despesas. A colaboração entre os diferentes departamentos de uma organização permite que ela execute processos flexíveis e ágeis que permitem responder com rapidez e precisão aos últimos desenvolvimentos.

A logística integrada é particularmente benéfica para superar os desafios que surgem dos varejistas Omnichannel: grande número de pedidos de diferentes dimensões, compostos de poucos itens, e que necessitam da entrega de itens dentro de 24 horas. Saber antecipadamente a época do ano em que mais vendas são esperadas permite planejar melhor os turnos de trabalho e manter apenas o estoque essencial em estoque.

Benefícios da logística integrada

A logística integrada, onde departamentos, operações e fluxos são coordenados, tem as seguintes vantagens:

  • Aceleração da velocidade. A eliminação de obstáculos e a maximização do valor das operações na produção de produtos resultará em mais flexibilidade. Isto também permite atender às necessidades dos clientes e também a problemas e incidentes em um período de tempo mais curto.
  • Competitividade das empresas. Ao ter um sistema logístico bem integrado e eficiente, as empresas são mais competitivas e, consequentemente, são capazes de expandir seu alcance e descobrir novos mercados.
  • Redução de custos. Compreender os aspectos internos e externos da transportadora é essencial para implementar melhorias e otimizar qualquer processo. O aumento do rendimento significa menor custo de logística.
  • Flexibilidade completa. Devido à logística integrada, as empresas podem gerenciar um maior número de SKUs com facilidade e adaptar-se facilmente às condições em constante mudança e imprevisíveis no ambiente em que estão operando.
  • Gerenciamento eficiente do estoque. Quando os departamentos compartilham todos os dados, o gerenciamento do estoque se torna 100% seguro. Desta forma, as empresas só podem acessar os produtos que precisam para oferecer serviço.

Como se pode implementar uma logística integrada?

O passo inicial na implementação de logística integrada é estabelecer um senso de conscientização em todos os departamentos da empresa. Os funcionários devem estar cientes do processo desde a produção de um produto até quando ele chega ao cliente – para que eles possam avaliar os processos e recursos internos. Depois disso, é preciso estudar fatores externos (como o ambiente competitivo), bem como conceber vários cenários de crise e desenvolver estratégias e opções para melhorar a eficiência.

Estas são algumas das preocupações mais pertinentes a serem analisadas:

  • Produto: O processo de fabricação de cada item é examinado para determinar se os recursos são efetivamente utilizados para atender às expectativas dos clientes, e se há algum processo que poderia ser melhorado.
  • Comunicação: Cada departamento deve estar em contato uns com os outros para que as decisões sejam tomadas de forma adequada. Esta é uma forma de determinar a forma em que a comunicação acontece e se ela é suficientemente perfeita.
  • Instalações de armazéns são essenciais para qualquer empresa. A organização dos espaços, produtos e operações tem um efeito sobre toda a transportadora (alta oferta de produtos, eliminação de desperdícios, agilidade, etc. ).
  • Entrega e transporte: É essencial observar a distribuição e entrega de produtos aos clientes, bem como o tempo necessário para realizar isto. Um sistema de distribuição bem organizado garantirá uma logística rápida e uma imagem melhorada para os clientes.
  • A Logística de Demanda consiste não apenas em enviar os pedidos conforme solicitado pelos clientes, mas também em antecipar e estar pronto para enviar as encomendas prontamente e no tempo apropriado.

Soluções para logística integrada

Os avanços tecnológicos levaram à introdução de uma logística integrada entre as organizações e à melhoria da comunicação entre os departamentos, ligando eficientemente as diversas transportadoras que compõem os transportes.

As empresas utilizam ERP (enterprise resource management) para organizar seus diferentes processos de negócios, já que os sistemas ERP são baseados em bancos de dados que são compartilhados por cada departamento. Entretanto, recomenda-se a criação de um software de gestão de armazéns ERP (WMS) para melhor gerenciar o fluxo de armazenamento.

Os WMSs também coletam dados sobre procedimentos, e supervisionam e melhoram tudo o que acontece ao longo da transportadora. O software deve ser conectado aos sistemas ERP para garantir que todos os departamentos da empresa tenham acesso e compartilhem informações.

Este módulo é uma forma de avaliar objetivamente o desempenho das operações usando KPIs (indicadores-chave de desempenho). Com a ajuda dos KPIs, as empresas são capazes de monitorar seus processos e, como resultado, compreender melhor e melhorar seu desempenho.

Logística integrada para estar a serviço do cliente
A otimização e coordenação do departamento de processos, recursos e processos de uma empresa lhe permitirá responder às demandas dos clientes e entregar os pedidos mais rapidamente.

O processo de organização de tudo o que ocorre dentro da transportadora a um padrão exato é essencial para lidar com qualquer eventualidade. Por exemplo, a Adidas, fabricante de produtos esportivos e calçados Adidas, é necessária para acelerar a entrega dos pedidos. Para isso, equipamos o sistema de armazenamento com sistemas que foram projetados para melhorar o layout dos produtos. Isto, por sua vez, aumentou a produtividade da empresa. Um processo de planejamento eficaz, que incorpora as atividades atuais da empresa, é a base de uma estratégia logística abrangente.