Os desafios da pandemia trouxeram a noção de transformação digital para o centro das atenções nos últimos dois anos.
As empresas manufatureiras têm mantido um olho atento na revolução da indústria 4.0 durante anos e hoje, o conceito está ganhando força em todas as indústrias e um estudo mostrou que mais da metade de todos os varejistas está procurando alcançar uma era de transformação digital após a pandemia. É claro por que este é um objetivo principal. Os últimos dois anos demonstraram que a demanda está flutuando de maneiras que antes não tínhamos enfrentado antes. Além disso, a escassez de mão-de-obra criou dificuldades para fazer um esforço hercúleo para levar os produtos ao seu destino. Mais do que nunca, os fornecedores sentem que precisam mudar e mudar rapidamente. Este desejo de mudança rápida impulsionará grandes transformações na logística em 2022.
As cinco principais tendências de logística e transporte para 2022.
Uma nova concentração em sustentabilidade
É claro que a COVID-19 não é realmente a única questão que está alterando nossas percepções sobre toda a transportadora. A mudança climática está no topo da lista já há algum tempo e estas questões não desapareceram. Para enfrentar as questões que enfrentamos de sustentabilidade dentro da transportadora tem que ser uma questão de eficiência e eficiência.
Poderia começar implementando algo tão fácil quanto a otimização de rotas para a logística da última milha. É uma abordagem que poderia reduzir a quantidade de combustível utilizada, mas também deveria incorporar uma abordagem mais abrangente na eliminação de ineficiências em todo o transporte até 2022.
Grandes Redes de Transporte Conectadas
Do ponto de vista do consumidor Do ponto de vista do consumidor, todo o comércio on-line é nacional, ou internacional em default. Não é uma boa idéia descobrir que eles não estão dentro da zona de embarque para o sofá ou mesa de jantar em que estavam planejando passar a vida. Felizmente, uma das tendências mais significativas no campo da logística para 2022 é o desenvolvimento de redes de transporte maiores e mais interconectadas.
Nos EUA houve uma consolidação recente significativa entre 4PLs e 3PLs, com o objetivo de viabilizar uma rede de transporte nacional, e antecipamos esta tendência de expansão internacional em um futuro próximo.
Otimização da Milha Média
Pesquisas recentes sugerem que a LTL está à frente do transporte rodoviário de longo curso em termos de custos e demanda. Isto está tornando mais difícil para as empresas prestar mais atenção à quilometragem média do que fizeram recentemente. Devido à escassez de capacidade e à escassez de motoristas que aflige a indústria de logística, é natural que as empresas da transportadora estejam procurando maneiras de melhorar a eficiência e o transporte de quilometragem média é uma escolha óbvia.
Por quê? porque a tecnologia que empregamos para melhorar a última milha também poderia ser usada aqui. Num futuro próximo, espera-se que a visibilidade da transportadora juntamente com a otimização da rota, bem como o controle inteligente integrado do motorista seja mais difundido na quilometragem média.
A Necessidade de velocidade
Estamos em uma era de demanda crescente sem precedentes e de expectativas crescentes dos clientes. Para acompanhar as mudanças na demanda dos clientes, os transportes precisam ser capazes de responder mais rapidamente do que no passado. Há muitas barreiras para que isso aconteça, mas isso não muda nenhum fato sobre a velocidade que provavelmente estará entre os maiores setores de investimento em transportes no futuro.
Como seria isso na prática real? Pela primeira vez, isso significará melhorar a visibilidade e a conectividade ao longo de seu transporte. Isto também envolverá o uso de Inteligência Artificial (IA) em técnicas novas e intrigantes…
Aplicações Inovadoras à IA
Estudos têm demonstrado repetidamente que a IA é capaz de reduzir custos e melhorar a qualidade do serviço em todos os processos logísticos. Com a ênfase cada vez maior em conseguir grandes quantidades de mercadorias através de redes internacionais e nacionais o mais rápido possível Vamos descobrir que mais empresas fazem uso da IA especificamente para acelerar o processo de entrega e agilizar os tempos de entrega.
Como isto pode ser implementado em situações do mundo real? Pela primeira vez, as empresas empregam a otimização de rotas alimentadas por IA para aproveitar ao máximo sua capacidade atual, possivelmente reduzindo o tempo de ciclo. A IA também é utilizada para melhorar as ETAs que têm o benefício de reduzir os atrasos em toda a sua transportadora.